Uma pesquisa colocou Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), como o município com o melhor do país para investimentos no setor industrial. Segundo o levantamento “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, da Urban Systems publicado em dezembro, o município reúne algumas características que o favorece. No quesito geração de empregos, 32% deles da Indústria de Transformação, por exemplo, têm rendimento superior a cinco salários mínimos. A localização também conta.
Situado na RMS, o município fica próximo do aeroporto internacional da capital baiana, além de porto e rodovias, o que permite escoar a produção com facilidade. O setor também está em crescimento. Em 2019, por exemplo, 26 novos estabelecimentos começaram a funcionar.
A diversidade produtiva do município também é destacada, aliada à infraestrutura de apoio e à mão de obra qualificada. “Tudo isso já mostra essa densidade industrial e o potencial de Camaçari para atração de negócios”, avalia Vladson Menezes, superintendente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Ainda segundo a pesquisa, Camaçari é responsável por R$ 1 em cada R$ 5 em riquezas produzidas pela indústria baiana. É do município que saem quase 30% de tudo o que a Bahia exporta e, quase 10% da arrecadação estadual.