A prefeitura Salvador já começou a desmontar consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para instalação de leitos de enfermaria para pacientes com a Covid-19 (leia mais aqui). A prefeitura pretende abrir as primeiras quatro salas de enfermaria já nesta sexta-feira (26), segundo o secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates, em contato com a reportagem do Bahia Notícias.
A medida foi anunciada na última segunda-feira (22) e é uma tentativa de desafogar o sistema de saúde da capital, que, desde a semana passada, sofre com pressão e se aproxima do colapso na rede de atendimento ao novo coronavírus.
A gestão municipal ainda não tem um número exato de leitos para abrir nesta crise. Contudo, de acordo com Prates, inicialmente a previsão é que, nas 24 UBSs, sejam 75 leitos. A gestão municipal vai avaliar os índices de ocupação para, eventualmente, promover a abertura de mais espaços de tratamento da Covid-19.
Com a ocupação crescente dos leitos de UTI e enfermaria para tratamento do coronavírus na capital, a prefeitura estuda alternativas para suprir a demanda de pacientes (leia mais aqui). Além das UBSs, o prefeito Bruno Reis (DEM) levantou a possibilidade de utilizar as instalações de quadras esportivas municipais para instalar leitos (leia mais aqui).
Além destes locais, a prefeitura já iniciou os trâmites para assumir a operação do Hospital Salvador, que se tornará uma unidade hospitalar de campanha.