O promotor de Justiça, João Paulo Santos Schoucair, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), é um dos integrantes da lista tríplice para concorrer a uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A lista foi formada pelo Conselho Nacional dos Procuradores (CNPG). O mandato de conselheiro é para o biênio 2021/2023. João Paulo Schoucair foi o mais votado em uma eleição interna no MP-BA para concorrer a vaga (veja aqui).
Além dele, Carlos Vinicius Alves Ribeiro do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Danilo Raposo Lírio, do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), também fazem parte da lista que será encaminhada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, o qual fará a indicação ao cargo. Ao todo 14 candidatos concorreram à vaga.
O CNJ é formado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), por um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), um desembargador de Tribunal de Justiça Estadual, um juiz estadual, um juiz federal, dois juízes do Trabalho, um membro do Ministério Público da União (MPU), um membro do Ministério Público Estadual, dois advogados indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um membro indicado pela Câmara dos Deputados e um indicado pelo Senado.