Após a sanção da lei que permite aos estados e municípios comprarem vacinas contra a Covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), determinou a adoção de medidas para aquisição do imunizante russo. Desde o ano passado, o estado tem um acordo de cooperação firmado com o país para compra de 2 milhões de doses da Sputnik V (saiba mais aqui).
"Determinei imediatamente à Procuradoria Geral do Estado e à Secretaria Estadual da Saúde que tomem todas as providências necessárias para agilizar, com absoluta prioridade e urgência, a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V", compartilhou Rui, em postagem feita no Instagram, na manhã desta quinta-feira (11).
Na mesma mensagem, ele disse que a gestão formalizará o pedido de autorização para importação e aplicação do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A importação já foi oficializada pela Anvisa. Nesta quarta (10), depois da aprovação do Congresso e da sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o órgão aprovou a resolução que define as regras para que estados, municípios e o setor privado possam importar remédios e imunizantes contra o coronavírus.