Dupla estava a 40km do litoral dos EUA; tormenta tem ventos de mais de 200km/h
A Guarda Costeira dos EUA resgatou um velejador e o seu cachorro no Golfo do México, na costa da Flórida (EUA), após naufrágio provocado pela força do furacão Helene na quinta-feira (26/9).
O homem e seu cão estavam a bordo de um veleiro de 36 pés (11 metros) que "ficou inutilizado e começou a fazer água" na tarde de quinta-feira, disse a Estação Aérea da Guarda Costeira dos EUA em Clearwater no Facebook.
As equipes da Guarda Costeira responderam ao chamado de socorro do velejador e correram para o local, situado a aproximadamente 40km da costa da Ilha Sanibel, perto de Fort Myers.
Uma tentativa de resgate bem-sucedida foi feita e o velejador não identificado e seu cão foram salvos e trazidos de volta à terra. Um dos socorristas tirou uma foto do homem e seu cachorro usando coletes salva-vidas enquanto um helicóptero da Guarda Costeira dos EUA sobrevoava.
Não estava claro para onde o velejador estava viajando ou de onde, mas alertas contra o uso de pequenas embarcações e avisos de furacão estavam em vigor na área enquanto o Helene avançava.
Furacão Helene chega ao território dos EUA — Foto: Divulgação/NOAA
O Helene tocou o solo na Flórida no fim da noite de quinta-feira, com categoria 4 e ventos de mais de 200km/h, sendo classificado como "extremamente perigoso". Enchentes e cortes de energia elétrica já afetam dezenas de milhares de famílias. Já foram relatadas três mortes no estado.
Ron DeSantis, um dos muitos governadores a emitir estado de emergência antes da tempestade, alertou que o número de mortos provavelmente aumentará pela manhã na Flórida. Ele e outras autoridades estaduais alertaram que o impacto da tempestade seria "sem precedentes", confirmando as previsões.