Marcos do Val presta depoimento sobre suposto plano para gravar Moraes

Marcos do Val presta depoimento sobre suposto plano para gravar Moraes

 




Senador disse ter participado de reunião com Jair Bolsonaro e Daniel Silveira em que teria sido discutida trama para levantar suspeitas sobre atuação do ministro. Do Val foi ouvido por cerca de 4 horas pela PF.

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) prestou depoimento nesta terça-feira (18) sobre um suposto plano para gravar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Do Val foi ouvido na sede da Polícia Federal, em Brasília. Segundo apurou a TV Globo, o depoimento começou por volta das 14h. O parlamentar deixou o edifício por volta das 18h45.

Segundo Marcos do Val, em dezembro de 2022, ele se reuniu com Daniel Silveira (PTB-RJ) e o então presidente Jair Bolsonaro (PL), no Palácio da Alvorada. No encontro, os três teriam discutido uma trama com o objetivo de levantar suspeitas sobre a atuação de Alexandre de Moraes na presidência do TSE.

A PF apura se os envolvidos teriam arquitetado um plano para tentar anular a eleição presidencial de 2022, na qual Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em depoimento na semana passada, Jair Bolsonaro confirmou que recebeu Silveira e Marcos do Val no Palácio da Alvorada, no dia 8 de dezembro do ano passado. O presidente, contudo, negou que os três tenham discutido uma trama para gravar Moraes.

De acordo com Bolsonaro, "nada foi falado" sobre o ministro do Supremo ou sobre prática de algum ato antidemocrático.

Várias versões
Desde fevereiro, quando o caso veio à tona, Do Val apresentou diversas versões a respeito do encontro.

Em um primeiro momento, ele indicou que Bolsonaro havia colocado o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) à disposição para a entrega de escutas, o que Bolsonaro nega. Pouco tempo depois, Do Val atribuiu a fala a Daniel Silveira.

O senador também disse que Jair Bolsonaro indicou concordar com a ideia. Em outro momento, retirou a informação. “Bolsonaro [só] ouviu tudo e ficou calado”, afirmou, acrescentando, porém, que ele não rejeitou as ideias de Silveira.

Ao ser ouvido pela PF no inquérito, em fevereiro, Marcos do Val declarou, porém, que o ex-presidente não teria mostrado contrariedade ao plano golpista.


À GloboNews em junho, o senador afirmou ter só uma versão sobre o encontro. Ele disse que a história que contou à PF é "verdadeira e com detalhes".

A declaração ocorreu horas após ele ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal, que investiga obstrução de investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro. Endereços ligados ao senador foram alvo de busca e apreensão em Brasília e no Espírito Santo.

Na entrevista, o parlamentar afirmou ainda que utilizou uma "estratégia de persuasão" nas versões apresentadas à imprensa na época.



'Coisa de maluco'
No depoimento à PF, Bolsonaro também disse que não entendeu uma mensagem que recebeu de Do Val, com um print de um texto do senador enviado a Moraes em que o senador diz ao ministro que o então presidente não estava fazendo nada de errado, mas Daniel Silveira tentava convencê-lo a prosseguir na execução de algum plano. Por não entender, Bolsonaro respondeu apenas "coisa de maluco".


O ex-presidente disse acreditar que, com a mensagem, Do Val queria diminuir o desgaste político com Bolsonaro, após o senador ter divulgado diversas versões contraditórias sobre o assunto.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

O site Diário de Recife é amplamente reconhecido por sua qualidade e relevância. Ele oferece atualizações frequentes, com notícias de diversas áreas, como política, economia, cultura e eventos locais. A interface é amigável e fácil de navegar, o que facilita o acesso às informações. Além disso, a credibilidade do conteúdo é um ponto forte, já que o site se dedica a fornecer notícias precisas e bem apuradas. Isso faz com que seja uma fonte confiável para quem busca se manter informado sobre os acontecimentos em Recife e no Brasil.  

Notícias em Destaque - Portal de Notícias

Notícias em Destaque

Últimas Atualizações sobre a Política Nacional

Mantenha-se atualizado com as mais recentes notícias sobre política nacional. Cobertura completa dos eventos políticos mais importantes.

Economia: As Principais Mudanças no Mercado Financeiro

Acompanhe as últimas tendências e análises do mercado financeiro. Saiba como as mudanças econômicas podem impactar seu dia a dia.

© Diário Oficial de Recife, Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.