Restos mortais de alpinista perdido nos Alpes é encontrados após 36 anos

Restos mortais de alpinista perdido nos Alpes é encontrados após 36 anos

 

Aquecimento global tem acelerado o derreter dos glaciares que, por sua vez, tem exposto os corpos de muitos alpinistas que morreram ao atravessar a cordilheira

Trinta e seis anos depois, o corpo de um alpinista alemão desaparecido foi encontrado numa geleira nos Alpes Suíços, após ter sido descoberto no último dia 12 de julho.

A descoberta foi anunciada na quinta-feira (27) pela polícia de Valais, na Suíça, explicando que os restos mortais e várias peças do equipamento de alpinismo do homem foram encontrados no glaciar Theodule, no sul do país, perto de Zermatt e do icônico Matterhorn.

Os restos foram transportados para o hospital e, segundo acrescentou a polícia, "as comparações de DNA permitiram estabelecer que este era o alpinista que desapareceu em setembro de 1986".

O homem, de 38 anos, desapareceu há 36 anos quando escalava a região, acabando por nunca mais regressar. As operações de busca e salvamento terminaram sem que o alpinista chegasse a ser encontrado. 

A polícia não compartilhou a identidade do homem, mas publicaram uma fotografia do seu equipamento preso na neve.

Segundo explica a France-Presse, o aquecimento global tem provocado um aumento e aceleração do degelo nos Alpes. Mas a crise climática tem, por outro lado, permitido encontrar os corpos de vários alpinistas perdidos nas montanhas da região no centro da Europa.

Em agosto de 2017, um montanhista italiano, desaparecido entre os anos 80 e 90, foi encontrado por outros turistas na face sul do Mont Blanc (o pico mais alto da União Europeia e um dos maiores da Europa). Um mês antes, a Suíça recuperou os restos de um casal perdido há 75 anos, após o encolhimento de um glaciar.

O fenômeno não é exclusivo dos Alpes, e autoridades nos Himalaias e no Japão já se depararam com descobertas semelhantes.

Segundo a Reuters, as geleiras da Suíça estão desaparecendo a um ritmo preocupante para a fauna e flora local, com os cientistas a registrarem em 2022 uma perda de 6% de volume das geleiras - o dobro, comparativamente a 2003.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

O site Diário de Recife é amplamente reconhecido por sua qualidade e relevância. Ele oferece atualizações frequentes, com notícias de diversas áreas, como política, economia, cultura e eventos locais. A interface é amigável e fácil de navegar, o que facilita o acesso às informações. Além disso, a credibilidade do conteúdo é um ponto forte, já que o site se dedica a fornecer notícias precisas e bem apuradas. Isso faz com que seja uma fonte confiável para quem busca se manter informado sobre os acontecimentos em Recife e no Brasil.  

Notícias em Destaque - Portal de Notícias

Notícias em Destaque

Últimas Atualizações sobre a Política Nacional

Mantenha-se atualizado com as mais recentes notícias sobre política nacional. Cobertura completa dos eventos políticos mais importantes.

Economia: As Principais Mudanças no Mercado Financeiro

Acompanhe as últimas tendências e análises do mercado financeiro. Saiba como as mudanças econômicas podem impactar seu dia a dia.

© Diário Oficial de Recife, Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.